Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais

Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais

ANTES DE MAIS NADA, O QUE É UMA REDE SOCIAL?

As redes sociais podem ser definidas como um aglomerado de teias virtuais, estruturas de comunicação montadas por meio da internet a partir de usuários que se relacionam e trocam mensagens de texto, fotos ou vídeos com outros usuários. Esse meio de interação a partir de troca de informação é chamada de conexão.

Usuário é o nome dado às pessoas que estão do outro lado do computador acessando algum tipo de aplicativo ou site, como você que está lendo esse texto agora, você se torna automaticamente um usuário do blog.

O objetivo das redes sociais é o de aproximar as pessoas que estão distantes fisicamente mas que precisam se comunicar. Os blogs (como esse) e vídeos postados no Youtube, por exemplo, possuem uma nomenclatura diferente, são chamados de mídias sociais. Essas mídias têm como objetivo levar informação para as outras pessoas.

 

A ERA DA INTERNET

A internet em si chegou aqui no Brasil por volta de 1990, mas estima-se que a primeira rede social foi hospedada online em meados de 1997. Antigamente a internet era discada, para existir uma conexão era necessário possuir um servidor que conectava a internet por telefone. A primeira plataforma famosa de contato pela internet no Brasil foi pelo IRC, uma ferramenta de troca de mensagens em salas de bate-papo grupais ou privativas. Depois dessa, surgiram outras parecidas e mais desenvolvidas, com ferramentas mais inovadoras, como o ICQ, o MSN, o Skype, o Gtalk, o Orkut, o Myspace, o Facebook, o Twitter, o Instagram, o Pinterest, o Whatsapp, o LinkedIn, entre outros.

No Brasil, mais de 90% das empresas estão presente nas redes sociais. Estima-se que ⅓ da população esteja utilizando as redes sociais por meio de computador, tablets, celulares, televisões, games, entre outros. As redes sociais podem ser traduzidas em diversos idiomas permitindo que os usuários consigam se conectar e falar com seu amigos ou parentes em diversas partes do mundo a partir do tradutor disponível. Ou seja, a ampliação e disseminação da cultura para os menos favorecidos, o contato com o mundo exterior a partir da internet e a comunicação com pessoas que falam línguas distintas são uns dos imensos benefícios trazidos pelo avanço da tecnologia.

 

QUAIS SÃO AS REDES SOCIAIS MAIS MAIS USADAS NO MUNDO?

De acordo com o site Statista, as redes sociais consideradas mais acessadas e utilizadas no mundo a partir de julho de 2018, por ordem de mais acessadas, são: Facebook, Youtube, Whatsapp, Facebook Messenger, Wechat, Instagram, QQ, QZone, Doijin, Sina Weibo, Twitter, Reddit, Baidu, Skype, Linkedin, Viber, Snapchat, Line, Pinterest e Telegram. Elas podem ser divididas entre redes sociais e mídias sociais de relacionamento, entretenimento, de nicho e profissionais. As estatísticas são classificadas a partir de contas ativas mensais em uma forma de ranking.

https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/

Confira quais dessas são as 5 mais acessadas no Brasil:

FACEBOOK: 1º LUGAR MUNDIAL – 1º LUGAR NO BRASIL

Como pode-se perceber na tabela acima, o Facebook é a rede social de relacionamento que mais possui registros de usuários e a que mais relaciona as empresas com seus prospects. Ele foi fundado no ano de 2004. Atualmente, possui mais de 2,196 bilhões de pessoas conectadas e foi o primeiro a ultrapassar o número de 1 bilhão de usuários mensais. No Brasil, estima-se que mais metade da população use essa ferramenta para compartilhar fotos, vídeos, memes, textos e notícias. Ou seja, somos o terceiro país que mais usa essa rede tanto como forma de entretenimento quanto para geração de negócios.

 

INSTAGRAM: 2º LUGAR NO BRASIL – 6º LUGAR MUNDIAL  

O Instagram é uma excelente forma de engajar clientes a partir de vídeos e fotos. Conta com mais de 1 bilhão de usuários. Fundado em 2010, essa rede social de relacionamento foi umas das primeiras e serem construídas primeira e unicamente para o uso mobile (no celular), mas, atualmente, pode ser vista pelo computador de forma mais restrita. Estima-se que mais de 40 milhões de brasileiros use essa ferramenta. As marcas usam esse aplicativo para se aproximar do clientes a partir de stories dos bastidores.

 

TWITTER: 4º LUGAR NO BRASIL – 11º LUGAR MUNDIAL

Fundado em 2006, o Twitter é uma rede social de relacionamento/profissional que está em posição mediana no ranking. Considerado um microblog, com 300 milhões de usuários, é usado para que seus usuários postem textos de até 280 caracteres, além de imagens, gifs, memes e vídeos. Essa ferramenta têm mais de 320 milhões de usuários no mundo inteiro, e o Brasil está posicionado em 5º lugar entre os países que mais acessam. As marcas utilizam essa rede social para saber mais da opinião de seus consumidores.

 

WHATSAPP: 5º LUGAR NO BRASIL – 3º LUGAR MUNDIAL

O Whatsapp é o meio de contato por mensagem a partir da internet que mais cresce. Surgiu em 2009 e já conta com mais de 1,5 bilhão de acessos. O aplicativo funciona com a integração de números telefônicos que o usuário possui em sua agenda telefônica, permitindo que envie fotos, vídeos, documentos a outras pessoas. Muitas vezes é motivo de isolamento, já que os usuários se esquecem do mundo real e vivem somente no virtual, se distanciando das pessoas fisicamente. Apesar disso, permite formação de grupos, mensagens de voz e ligações grátis para qualquer lugar do mundo. As empresas usam esse aplicativo para se comunicar com os clientes e fornecedores, além de fazer reuniões por chamadas de vídeo.

 

YOUTUBE: 7º LUGAR NO BRASIL – 2º LUGAR MUNDIAL

O Youtube é a principal rede social profissional de circulação de vídeos do mundo, está em 2ª posição no ranking e conta com mais de 1,900 bilhão de usuários. É um site que disponibiliza ferramentas para o usuários criar, compartilhar, postar vídeos e músicas. As empresas utilizam essa plataforma para divulgar seus anúncios e propagandas com maior tempo de duração. Fundada em 2005, conta com mais de 90 milhões de usuários brasileiros.

 

ANTIGAMENTE X ATUALMENTE

Hoje, conversamos com quem conhecemos. Antes, na época do IRC, os usuários tinham uma incessante uma busca por amizade, conversavam mais com estranhos do que com amigos. Hoje, o propósito é que as pessoas conhecidas se conversem, por isso, muitas vezes, as pessoas ficam desconfiadas quando algum estranho liga ou manda mensagem. Antigamente o contato era só por escrito, hoje em dia há a comunicação por áudio e vídeo. Antes, se tinha um local e horário para falar com as pessoas, a maioria usava só em um determinado horário e os chats aconteciam só em computador. Hoje, podemos acessar em celular, televisão, computador e tablet a qualquer hora do dia.

 

O QUE AS EMPRESAS E OS CONSUMIDORES GANHAM COM ESSA COMUNICAÇÃO?

Percebendo o forte poder de persuasão e disseminação de conteúdo que as redes sociais possuem, as empresas e as marcas começaram a perceber que essa ferramenta é uma ótima maneira de fazer marketing e publicidade. Por isso, aquelas que são inseridas nesse meio têm a possibilidade de postar e divulgar vídeos e fotos de produtos ou serviços online, bem como avisos de que irá ter promoções e descontos em suas lojas. Além disso,  ajudam a compartilhar os valores, missão e visão da empresa de uma forma que melhor atenda seu público alvo online.

Os consumidores ganham muito com essa acessibilidade empresarial pelo fato das empresas utilizarem a mesma plataforma que os seus clientes. Essa forma de comunicação ajudou a tornar mais fácil e bem mais rápida a maneira de tirar dúvidas, que agora podem ser feitas por meios de SAC. Além disso, abriu-se mais uma possibilidade dos usuários fazerem reclamações e elogios através de mensagens, tanto no Whatsapp, quanto no messenger (Facebook). Isso tudo ajuda o consumidor a buscar melhores formas de receber a informações a respeito do produto ou serviço que ele  quer, tornando mais forte a ligação entre cliente e empresa por meio da interação direta.

A forma de segmentação do público-alvo de uma empresa nas redes sociais é bem mais prática do que qualquer outro meio utilizado para atingir um prospect, além de ser bem mais barata. Uma marca pode atingir seus consumidores de maneira específica e precisa a partir de ferramentas que identificam os usuários da internet com base nas características de cada um, como: idade, sexo, faixa etária, localização, interesses e desejos, a partir das páginas e conteúdos que costumam curtir e compartilhar. Com isso, possuem um forte poder e controle  a respeito de quem são seus clientes e, a partir disso, estudam e analisam uma forma de atingi-los da melhor maneira possível.

 

Referências:

https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/

https://resultadosdigitais.com.br/redes-sociais/#

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